Esportes

Os esportes que mais gastam calorias

Queimar calorias é sempre um caminho para quem deseja emagrecer. O esporte é aliado da boa alimentação na busca pelopeso ideal. Toda atividade diária -esportiva ou não- provoca queima de caloria, o combustível que o corpo precisa para funcionar. Mas algumas atividades gastam mais do que outras, e a explicação para isso está em três letras: MET.

MET é a abreviação de metabolic equivalente task, ou Equivalente Metabólico da Tarefa. Um número, bem pequeno, que pode ser de grande ajuda na briga contra a balança.

Para se chegar ao valor do MET foi realizada uma pesquisa sobre consumo de oxigênio que estabeleceu um valor padrão (3,5 ml/kg/min) aplicado a cada atividade.

- Para chegar aos valores do MET mediu-se o consumo de oxigênio de repouso de diversos indivíduos e então se estabeleceu uma média de referência populacional em consumo de oxigênio por quilo, peso e minuto.  O valor encontrado foi 3,5 ml/kg/min  é o que convencionou-se chamar de MET – explicou Dr. Turíbio Barros, fisiologista do Eu Atleta.

Baseado nisso é atribuído um MET para cada tipo de exercício físico, e ele varia de acordo com a intensidade da prática. Assim, a corrida a 15km/h possui um MET superior à corrida a 8km/h.

cálculo  para se chegar ao seu consumo de calorias é simples e a fórmula apresenta um número aproximado de calorias perdidas. Naturalmente, esse não é um resultado exato, já que podemos considerar muitas variáveis, como a intensidade, o clima, as variabilidades corporais, entre outras. Mesmo que não seja tão preciso, é uma maneira de controlar quantas calorias foram gastas.

O resto do cálculo é você quem faz: multiplique o MET da atividade por seu peso (em quilos) e pelo tempo de exercício praticado (em horas).

calculo-met

Exemplo: Um atleta com peso de 75 kg que se propõe a andar de bicicleta pelo período de 1 hora. O MET para andar de bicicleta de forma intensa é 10,0. Através da formula: 10,0 x 75 x 1 = 750 calorias queimadas.

tabela-met

Compartilhe :)TwitterFacebookGoogle+Email

terça-feira, 10 de setembro de 2013.